Resenha & Resumo

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O resumo é uma redução das idéias contidas no texto, com total fidelidade as idéias do autor, assim não pode conter comentários e nem avaliações de quem o produz. A resenha é muito mais do que um simples resumo. Ela deve conter uma síntese (resumo do texto ou material a ser resenhado, incluindo as principais idéias do autor), deve conter uma análise aprofundada de pelo menos um ponto relevante do texto, escolhido pelo resenhista, mas principalmente a resenha deve ter o julgamento feito por quem está analisando o material. Na resenha quem fala é o produtor da resenha, analisando as idéias do autor, diferente do resumo, onde quem fala é somente o autor, devendo-se sempre relembrar ao leitor quem é o autor do material.

A análise (feita no material a ser resenhado) deve ser feita de forma que se transporte a atenção do leitor para um ponto específico do material (uma ou mais idéias do autor), de forma com que você possa aplicar, exemplificar, experimentar as idéias. Existem pelo menos dois tipos de resenhas: a descritiva e a crítica. Na resenha descritiva o julgamento a ser adotado pelo resenhista, será além de descrever, dizer se o material parece consistente, pertinente, se tem sentido para quem vê o material. Na resenha crítica o objetivo do resenhista é avaliar a todo o conteúdo, a forma como ele foi feito, suas sensações, a importância, relevância e aplicabilidade do conteúdo do material.

O resumo e a resenha têm que ser feitos corretamente, considerando que para muitos, é em cima de um resumo ou uma resenha que se decide ler, assistir, avaliar o material resumido ou resenhado. Quando resumido tem de ser completamente fiel ao autor, fazendo uma apresentação concisa e seletiva do texto, destacando elementos importantes e as principais idéias. Quando resenhado tem de expressar as suas sensações em relação às idéias do autor, fazendo uma apreciação da obra, formulando um conceito valorativo sobre o texto, incentivando ou não uma provável leitura. Nem o resumo, nem a resenha pedem grande extensão, devem ter linguagem clara e objetiva.

0 comentários: